segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Vale sempre a pena exercer o dever de cidadania!

Um dia, depois de mais uma passagem entre a fronteira do concelho de Sintra e o de Oeiras, sucumbi á neura do contraste, e saiu isto:

01/07/2013:

“Boa tarde,
O meu nome é Paula Antunes, e sou natural de Queluz, e residente desde sempre no Concelho de Sintra.
Desloco-me desde á mais do que muitos anos entre os concelhos de Sintra e de Oeiras, e assisti ao "nascimento" do concelho de Oeiras, e digo nascimento, porque na realidade, este concelho era totalmente desconhecido para a maioria de nós. Goste-se ou não se goste, a realidade é só uma - o Dr Isaltino de Morais colocou o Concelho de Oeiras definitivamente no mapa, e eu assisti ao nascimento e desenvolvimento do mesmo.
Foi com grande mágoa que ao longo dos anos fui ao mesmo tempo assistindo á decadência do meu Concelho de nascimento e de escolha para viver, até ele se tornar nesta "coisa" que é hoje...
Este enorme desgosto que carrego, tem todos os dias a amarga experiência de sair de manhã de dentro do Concelho de Sintra, e entrar no de Oeiras através de uma estrada que é o espelho da enorme diferença entre os 2 municípios: Ao longo dos anos, o alcatrão degrada-se, e quanto a isto pouco há a dizer! MAS, e aqui está a grande diferença, na parte que pertence ao Concelho de Oeiras, mal aparece um buraco no pavimento, logo surgem as máquinas (que por norma trabalham durante a noite) e mal chego a ter tempo de notar o buraco nascente, já o mesmo está tapado. Na parte que pertence ao Concelho de Sintra,.....
Bem, passem por lá!
Basta verem aqueles primeiros 200 metros e logo vão entender!
Á mais de 5 anos que não falho um único dia nessa estrada, e ainda aguardo que seja regularizado o piso nesse local, e não estou sequer a falar de buracos, pois ali já nem dá para ver o que é buraco e o que são remendos!
Será tão caro assim, ou tão complicado que não se possa regularizar aqueles 200m de alcatrão onde só ainda não morreu nenhum motociclista, porque felizmente,... ainda não aconteceu?...
Sabem que esta via é uma das principais vias de comunicação entre Sintra e Lisboa, para quem se desloca de ciclomotor ou de velocípede?
É verdade! é uma tristeza ver o desprezo a que é votado o nosso lindo Concelho, e eu, que até tive grande esperança no Professor Fernando Reboredo Seara, como era conhecido na faculdade no tempo em que foi meu professor, sinto muito vê-lo terminar os mandatos e deixar o Conselho, tão mal como o veio encontrar!...
Passem bem,
Paula Antunes”

24 dias depois, recebi isto:

“Exma. Senhora
Junto se envia ofício referente à sua reclamação SM 2269/2013.
Atentamente,
O secretariado da Vice-Presidência”

O ofício:



Claro que assim que vi, agradeci:

“Boa tarde,
Agradeço a resposta, e fico a aguardar com alguma ansiedade a intervenção.
Cumprimentos,
Paula Antunes”

Mas como o tempo foi passando, e não queria que a coisa ficasse no esquecimento, em 20 de Agosto voltei á carga, até porque entretanto, tinham tapado mais uma enorme caractera que se formara mesmo ao centro da faixa de rodagem, exactamente á entrada da curva do palácio, e aqui do lado de Oeiras mal abriu mais um buraquito, as máquinas apareceram logo a regularizar mais uma extensão de 200 m de alcatrão, pelo que, enviei mais uma provocaçãozinha:

“Boa tarde,
Já há alguma previsão de datas? é que notei que acrescentaram mais 2 ou 3 remendos á manta (de retalhos) que fica cada vez mais difícil de transitar, e como no inverno aquilo é um verdadeiro teste á perícia dos utilizadores das 2 rodas,...
Notei também que aqui no Concelho vizinho foi regularizado mais um troço de cerca de 200 m que em meu entender parecia uma auto-estrada de 1ª categoria, se comparado com aqueles 200 m entre a rotunda de Queluz de baixo e a curva do palácio,.... mas enfim,... são definitivamente conceitos muito diferentes de prioridades e gastos de dinheiros públicos a favor do conforto do munícipe...
Passem bem!
Paula Antunes”

Nesse mesmo dia, veio a resposta:

“Exma. Sra.
Informa-se que este e-mail foi reencaminhado para o Departamento de Ambiente, Serviços e Gestão Urbana.
Atentamente,
O Secretariado da Vice-Presidência.”

Durante a campanha eleitoral, um dos candidatos – O Marco Almeida – que por acaso até era vice presidente da Câmera Municipal de Sintra,… foi fazer uma sessão de esclarecimento mesmo ali á minha porta, e resolvi passar por lá….
Claro que não perdi a oportunidade de voltar á carga, e ele explicou-me que enquanto o Concelho de Oeiras trabalha com empresas privadas que contrata para a execução dos trabalhos na via pública, o Concelho de Sintra tem a sua própria equipe de trabalho…
Estava tudo esclarecido, e perfeitamente clara a razão da morosidade do processo comparativamente com o Concelho vizinho…..
Mas, no dia18 de Outubro, ao chegar á rotunda de Queluz de Baixo, encontro uma multidão de coletes flourescentes, capacetes, e várias máquinas enormes!
A estrada estava interrompida, mas foi um enorme prazer nesse dia ser obrigada a voltar para o IC19, pois ao fim do dia, no regresso, já tive o privilégio de pisar um novo tapete de alcatrão!
Imediatamente agradeci:

“Boa noite,
Que bela surpresa que tive ontem quando de manhã vi as máquinas a trabalhar, e depois á noite, que grande prazer experimentei ao fazer pela primeira vez aquele pequeno pedaço de estrada sem medo e com conforto!
OBRIGADO!
Finalmente, ao fim de tantos anos chegou o alcatrão á curva do palácio na estrada Queluz de baixo/Carnaxide. Valeu a pena!
 Cumprimentos,
Paula Antunes”

Hoje tive mais uma surpresa! É que faltava a pintura da estrada, e hoje parece verdadeiramente uma estrada, pois já está também devidamente pintada, e está linda!
Afinal, por vezes ainda vale a pena exercer o nosso dever de cidadania, e alertar as entidades competentes para os problemas do dia a dia!
Não coloco nenhuma foto porque nem tenho, mas não vou tirar porque aquela estrada vale a pena sentir, pelo que vos desafio a ir lá ver, sentir e cheirar aquele pedaço de província, ali mesmo ao lado do IC19 ;-)

Sem comentários: