sábado, 16 de maio de 2015

Cascata do Rio Homem

Acho que foi a nossa primeira vadiagem, e já nessa altura tudo começou do nada!

Lembro-me como se fosse hoje, de estarmos os 4 numa esplanada na Agualva, numa rua com um nome engraçado - Rua Mouca e comprida, e o casal amigo com quem estávamos (nossos padrinhos de casamento) estarem de partida para um passeio pelo norte, com uma roulote novinha em folha.
Era o casal, a filha de 7 anos, um caniche toy e um caniche anão, e tentavam convencer-nos a ir com eles, mas eu estava a achar que a roulote era pequena para tanto povo, e que íamos acabar a dormir em camadas!...
O meu marido sempre cheio de ideias quando se trata de vadiar, sugeria a compra de uma tenda pequena só para nós e eu argumentava que o nosso orçamento não dava, porque se agora é curto, nessa altura nem para ter televisão dava :-O

-Não dá! gastas o dinheiro na tenda, nos colchões e nos sacos camas, ficamos logo sem orçamento para gasolina, comida,e parques de campismo!
-Qual quê! isso ali no Continente é barato! com cinco contos compro tudo o que é preciso!

- Hhahahaha se conseguires vamos!

Claro que nunca me passou pela cabeça que fosse possível, mas a verdade é que no dia seguinte me apareceu em casa com uma tenda, 2 colchonetes 2 sacos camas, e uma factura do Continente de menos de cinco contos!

Fique sem argumentos, e claro que fomos.

Foram as primeiras férias em vadiagem, sem grande plano, como depois fizemos tantas outras vezes, e percorremos o centro e norte de Portugal.
Andámos pela Serra do Açôr, Serra da Estrela, Gerês, etc, mas registos apenas tenho um ou 2 vídeos já em muito mau estado, da autoria do mentor do passeio, e hoje vou aqui deixar um pequeno excerto de um mergulho na cascata do Rio Homem, que nunca irei esquecer:



É uma digitalização de um filme antigo, que já estava em cassete VHS muito danificada, mas ainda assim dá para ter uma ideia da beleza do local.
Em 2011 tentei voltar a esta cascata, até porque julgava que não tinha nenhum registo da nossa passagem por lá, e recordava a beleza do local, pelo que queria fotografar e recordar aquela tarde inesquecível, mas infelizmente estava muito mau tempo, e nessa altura não era permitido parar no percurso que até se paga para para passar!
Está relatado aqui: http://maxitugolandia.blogspot.pt/2011/06/km-pelo-norte.html e deixou-me muito mal disposta na altura, mas este ano estou a programar fazer mais uma tentativa ;-)
...se consegui ir a Gulpiyuri apesar de todos os contratempos, a portela do Homem é muito mais perto ;-)
Mais tarde, talvez partilhe também um outro filme antigo, provavelmente em outro post, sobre uma outra etapa desta viagem: A minha primeira ida a Pitões das Júnias, no tempo em que ainda ninguém conhecia a aldeia, e em que os putos usavam calças com buracos atrás, para poderem agachar-se e fazer as necessidades sem ter que as despir por causa do frio ;-)

Sem comentários: