quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Escapadinha a Zagreb

Apanhámos o comboio das 8:25 da manhã, que chegaria a Zagreb ás 10:45 porque queríamos aproveitar um free walking tour que partia ás 11:00 horas da praça central de Zagreb, mas cruzar a fronteira de comboio, apesar de estarmos dentro da UE, tem formalidades que sempre acabam por atrasar a viagem, e esta não foi diferente!
Chegámos em cima da hora, mas a filhota tinha tudo muito bem preparado, e sabia o caminho como se já o tivesse feito antes, por isso, foi só correr um pouco, e chegámos mesmo a tempo ao local de partida, junto da estátua de Josip Jelačić, que durante o regime comunista foi retirada da praça, e reposta apenas em 1991 quando a Croácia declarou independência.


Em Zagreb, os cadeados não estão numa ponte, mas sim numa varanda, e a história que este guia contou sobre a origem da tradição também não tinha nada a ver com a de Ljubljana...





Chama-se Museum of Broken Relationships e é no mínimo um museu  muito original!
Foi criado por um casal em pleno processo de separação, com os objectos que "sobraram" da relação, aos quais não sabiam que destino dar!
Resolveram abrir um museu, e convidar os casais de todo o mundo a entregar objectos provenientes de relações terminadas, que lhes recordassem algum momento da relação "quebrada", para que os mesmos fossem expostos no museu, acompanhados da explicação do respectivo significado.
A ideia agradou a tanta gente, que actualmente já existem outros museus idênticos noutros locais do mundo.
Fizemos uma paragem junto da Torre Lotrščak, e o guia advertiu-nos para que segurássemos bem os telemóveis e as câmaras fotográficas, porque um pouco antes do meio dia, todos os dias uma das janelas da torre se abre, para que um canhão faça um disparo a assinalar o meio dia. Segundo o nosso guia, há mais de 100 anos que o canhão não falha um dia sequer, o disparo exactamente ao meio dia em ponto!

Filmei o disparo, mas o som da câmara é muito baixo, e não dá para ver bem o susto que todos apanhámos. Se lá voltar, vou filmar a reacção de susto das pessoas, e o salto que todos demos apesar de estarmos avisados.

Igreja de S. Marcos. As decorações do telhado são reproduções dos brasões da Croácia e da cidade de Zagreb. 
O parlamento funciona neste edifício, e parece que a corrupção é dominante entre os deputados, estando mesmo alguns em cumprimento de pena de prisão, e parece que até um ex primeiro ministro.... até parece que estamos a falar de Portugal!
O guia contou-nos isto com algum pudor, mas nós aliviámos um pouco a sua vergonha, dizendo-lhe que em Portugal é igual, e que também nós já tivemos um ex primeiro ministro detido em prisão preventiva.
Neste local, era onde prendiam os criminosos, que ali eram presos à mercê das intempéries e dos "carinhos" da população, até expiarem a sua culpa. Disse-nos o guia que estão a pesar retirar o que resta desta memória, mas no entender dele é uma má ideia. Ele até acha que na actualidade talvez até devesse ser reactivado como forma de fazer os políticos corruptos pensar melhor antes de cometerem os crimes...
A porta dos fundos do parlamento, que parece que tem mais uso do que a porta principal, já que é por aqui que os deputados saem discretamente quando o rumo das coisas não lhes agrada, e também a caminho do fim de semana,... à 4ª ou à 5ª feira...

A cidade velha era murada, mas a pouco e pouco, a muralha foi sendo "absorvida pela construção de edifícios encostados a ela, mas as portas permanecem, e é por elas que se acede á parte antiga da cidade.
Esta é a Porta de Pedra (Kamenita Vrata), a única das originais que ainda existe, e que resistiu a um incêndio, aparentemente protegida por uma imagem da Virgem Maria, que igualmente se salvou do incêndio. Para guardar a imagem após o grande incêndio, foi construída na própria porta uma pequena capela, onde os fieis vão acender velas á virgem.




Descemos até à rua dos bares - Tkalčićeva Ulica.
O guia explicou-nos que os croatas escolhem um bar, e elegem-no como o seu bar, e nunca mudam, frequentando sempre o mesmo.



O mercado costuma ser animado, mas nesse dia não havia, e por isso as bancas estavam vazias.
Katedrala Marijina Uznesenja. Consta que tem uns magníficos vitrais, mas não chegámos a entrar. O tempo era pouco, e tivemos que fazer escolhas.


Regressámos à praça Josip Jelačić, onde a visita acabou, junto da maqueta da cidade em bronze, onde o guia nos mostrou onde estavam as muralhas da cidade antiga, e o contorno da "Ferradura Verde" que é um conjunto de jardins ligados entre si, em forma de "U".
Aqui existia um poço, relativamente ao qual também se conta uma lenda.
Como era hora de almoço, voltámos a subir, e fomos provar uma especialidade que o guia tinha recomendado, e que é à base de queijo.


Pedimos uma de queijo e canela, outra de vários tipos de queijo, e outra de queijo e trufas, e eram todas excelentes!



E depois de almoço,... fomos dar mais umas voltinhas, e ver melhor alguns dos locais por onde tínhamos passado.

Íamos a passar nem sei dizer em que rua, e reparámos numa porta de onde não paravam de entrar e sair pessoas, e resolvemos espreitar.
A porta dava directamente para uma espécie de pátio interior de um qualquer prédio, só que do outro lado da porta, havia um túnel, e entrámos. 

Diagrama dos túneis:



Seguimos sempre em frente, e acabámos por sair nesta porta.
Foi uma experiência muito engraçada, mas não fazíamos ideia de que se tratava. Só mais tarde vim a descobrir que se trata do Grič tunnel, que é um túnel da II guerra mundial, que foi restaurado e abriu ao público em Julho de 2016.
Depois resolvemos ir visitar o museu das relações quebradas, pela curiosidade que a originalidade desperta.



O dia aproximava-se do fim, e fomos ver o sol desaparecer no meio do nevoeiro  na "varanda" ao pé da torre.

E mais uma vez regressamos à praça central. 
Cumpriram-se tradições,...

e fomos dar uma espreitadela ao mercado de natal.

Descemos por um dos lados da "Ferradura".






E fomos provar uma salsicha croata no mercado de natal, antes de regressar à estação do comboio para regressar a Ljubljana.




Sem comentários: