sábado, 25 de março de 2017

Cacém e Agualva, ou simplesmente Agualva-Cacém

A minha terra não é propriamente conhecida pela beleza, mas ainda assim, tem alguns locais dignos de visita, sobretudo no lado da Agualva, e depois do trabalho da Polis, que limpou a ribeira das Jardas e a devolveu aos cidadãos, ornamentada com um passeio para belas caminhadas.

Antes a cidade chamava-se Agualva-Cacém, e ainda assim é conhecida, mas agora Agualva e Cacém são freguesias distintas, e a maior parte das zonas de lazer parecem estar concentradas na Agualva, embora por vezes seja difícil saber quando estamos numa ou na outra freguesia.

No lado da Agualva, existe até um parque urbano com grande potencial, com uma cascata e tudo, mas infelizmente já só o conheci num avançado estado de degradação 😠






Ainda do lado da Agualva, um antigo colégio também com imenso potencial, está ao abandono 😞









Não sei bem se pertence ao Cacém, ou a Agualva, ou se aos dois, mas o imenso parque urbano que desce desde a curva do cinema até junto da ribeira das Jardas está muito agradável, e tem até equipamentos para actividade física, e uma agradável esplanada junto ao rio.




Tem um muito suave passadiço que desce a encosta, levando-nos calmamente até à margem do rio.



Pelo caminho vamos encontrando algumas zonas de repouso que podem dar jeito quando se segue no sentido ascendente, que convidam ao convívio, ou que simplesmente proporcionam momentos de contemplação da paisagem.
















Também tinha há muito tempo tinha na minha longa lista de "coisas para espreitar", os tanques do Bairro Alegre, onde em tempos até existiu uma geocache, mas infelizmente demorei demasiado tempo, e não só estão ao abandono, como até já estão emparedados.😩




Sem comentários: