sábado, 19 de fevereiro de 2011

De Lisboa a Gibraltar em Kymco 125 cc




O companheiro Afonso do CPM, e do Fórum 125cc  brindou-nos com esta fabulosa viagem de 4 dias:

"Estava a precisar de uns dias longe do trabalho e consegui convencer o patronato a dar-me uma semana de férias. Após a sugestão de alguns companheiros, propus-me fazer uma viagem de Lisboa a Gibraltar, sozinho, montando o “quartel-general” em Vila Real de Santo António, já que tenho lá casa.


Então:


1.º dia
Sai de Lisboa na passada terça-feira, com uns chuviscos, em direcção a Vila Real de Santo António, por volta das 9h45. Fui ate ao Montijo, pela ponte Vasco da Gama e pelo IC32, apanhando depois a N5 para Aguas de Moura, depois segui pelo IC1 ate Grândola e o pelo IP8 ate Santa Margarida do Sado, onde fiz a primeira paragem para algumas fotografias. Daqui fui pela N383 e pela N2 ate Castro Verde, onde cheguei cerca das 12h00. Aqui fiz uma paragem mais prolongada para visitar uns primos, com quem acabei por almoçar. As 14h00, depois do almoço, segui em direcção a terriola do meu pai, Penilhos, uma aldeia do baixo Alentejo, pela EM508 e pela CM1140. Uma paragem de poucos minutos, apenas para cumprimentar uns tios, e continuei pela CM1140, pela EM509, pela N267, pelo IC27 e por uma estrada sem nome ate Alcoutim, onde parei mais uma vez para uma secção fotográfica. Segui novamente por uma estrada sem nome ate Foz de Odeleite, daqui para o Azinhal ate Castro Marim e Vila Real de Santo António.


No primeiro dia, percorri 323 km’s em cerca de 8h00. Apesar de me ter equipado para a chuva, os únicos pingos que apanhei foi a saída de Lisboa. A viagem foi ao ritmo de passeio. Deu para tirar algumas fotos e desfrutar das paisagens. Depois de me ter cruzado com uma lebre, decidi fazer alguns vídeos. E complicado conduzir e filmar, logo espero a vossa compreensão.


As fotos:
https://picasaweb.google.com/117954526329772898835/LisboaGibraltar1Dia?authkey=Gv1sRgCJrYzZWs7paFIw#

2.º dia
Como já esperava, o segundo dia não estava para grandes saídas. Tinha chovido toda a noite e o céu continuava carregado de nuvens, por isso fiquei na cama ate mais tarde, a repor energias e a preparar-me psicologicamente para o dia seguinte, que iria ser bastante desgastante. Depois do almoço o sol deu o ar da sua graça e eu acabei por sair, para fazer o registo da minha passagem pela Isla Cristina, Isla Canela e Ayamonte e por Castro Marim, Monte Gordo e Vila Real de Santo António. O sol foi de pouca dura e quando estava na Isla Cristina, cai o dilúvio. Apesar de bem equipado acabei por me molhar um pouco. Desisti de tirar fotografias e fui ate a Biblioteca Municipal de Castro Marim para aceder a internet, de borla, já que o computador não coube na mala da maxi, para dar o “check” do dia.


O segundo dia serviu apenas para descansar. Precisava de estar relaxado para o dia que se avizinhava. Por causa da chuva, andei apenas 117 km’s, pelos arredores de Vila Real de Santo António e Ayamonte.


As fotos:
https://picasaweb.google.com/117954526329772898835/LisboaGibraltar2Dia?authkey=Gv1sRgCN6oq-6Kq9TcJQ#

3.º dia
O terceiro dia começou cedo. Sai de Vila Real de Santo António pelas 6h15, em direcção a Gibraltar. Como o dia ia ser longo, com muitos km’s pela frente e muita coisa para ver, optei por ir direito a Gibraltar pela auto-estrada. Segui pela A49 ate Sevilha e depois pela AP4 onde paguei 6,10€ de portagem, que devia levar-me ate a A381 com destino a Algeciras e Gibraltar. Mas, como não levava o gps ligado, uma hesitação levou-me a fazer a estrada A48 e a N340 ate ao destino final. Este erro obrigou-me a fazer uns quantos km’s a mais e a perder algum tempo. Cheguei a Gibraltar cerca das 12h00 e a primeira coisa que fiz foi dar uma volta completa a “península”, tirar algumas fotografias e fazer alguns videos. Depois, dirigi-me ate ao “The Upper Rock – Nature Reserve”. Aqui, visitei as grutas de “St. Michael’s”, os túneis construídos durante o “Great Siege” e o “Moorish Castle”. Apesar de ter pago o bilhete completo não tive tempo para mais. Ficaram por ver o “Apes’Den”, o “Military Heritage Center” e a “City Under Siege Exhibition”. Sai de Gibraltar por volta das 14h30, em direcção a Algeciras e Tarifa, onde tirei apenas uma foto no porto, com o ferry e a maxi, depois fui direito a Cadiz, onde só parei para vestir o fato da chuva, já que começaram as cair alguns pingos. Então, segui para El Puerto de Santa Maria e dai para Jerez de la Fronteira. Nesta altura o cansaço físico já se fazia sentir, porque a viagem de Gibraltar ate aqui tinha sido numa luta constante contra o vento. Nesta altura começava a anoitecer e ainda tinha cerca de 200 km’s pela frente. Cheguei a Sevilha as 19h00. Era hora de ponta e o trânsito estava um caos. Não tinha tempo a perder logo, passei ao largo do centro da cidade, em direcção a Portugal. Parei mais uma vez, mas apenas para abastecer. Daqui segui direitinho a Vila Real de Santo António. Cheguei a casa por volta das 20h45.


Este dia foi, sem dúvida, o mais longo e cansativo, numa correria contra o tempo. Fiz 873 km’s em 14h30, com as paragens obrigatórias para descansar e abastecer. O cansaço físico notou-se apenas durante o regresso, no pescoço, por causa da luta constante contra o vento, e no rabo, porque ao fim de tantas horas sentado, ficou “quadrado”. Quanto aos rins, não senti qualquer problema, já que alem do blusão, levava uma cinta.


As fotos:
https://picasaweb.google.com/117954526329772898835/LisboaGibraltar3Dia?authkey=Gv1sRgCNTFwqO9o_ju5wE#

4.º dia
Era dia de voltar para casa. No quarto dia, sai de Vila Real de Santo António por volta das 9h30, pela A49 e pela A499, em direcção a Villablanca, e pela HU4401 e HU4402, ate El Granado, para fazer a estrada sugerida pelo companheiro Pardal e entrar em Portugal pela fronteira do Pomarão. Esta estrada e simplesmente brutal. Com um traçado espectacular e um piso optimo. Deu para por a prova a “qualidade” dos Kenda, nas curvas e contra curvas. Obrigado Pardal, pela sugestão. Em El Granado cometi mais um erro e em vez de virar a esquerda, segui em frente, o que me fez perder algum tempo com os 22 km’s percorridos a mais. Corrigido o erro de orientação, lá fui eu pela HU6400 em direcção ao Pomarão, e pela N265 ate Mértola, onde fiz paragens apenas para enriquecer a foto reportagem. Depois segui pelo IC27 e pelo IP2 ate Beja. Aqui parei para almoçar. Daqui segui pelo IP8 ate Santa Margarida do Sado e pelo IC1 ate Alcácer do Sal, a ultima paragem antes de Lisboa. Desta vez, fiz a travessia do Tejo pela ponte 25 de Abril. Fiz a N10 e a A2 ate la. Cheguei a casa por vota das 16h30, com a missão cumprida.


No último dia percorri 389 km’s em 7h00. Adorei fazer a estrada que o Pardal sugeriu, entre Villablanca e o Pomarão. O resto da viagem foi feita ao ritmo da rodagem, porque se eu sentia algum cansado, a máquina não estaria melhor. Na chegada a casa, fui brindado com um pouco de chuva.


As fotos.
https://picasaweb.google.com/117954526329772898835/LisboaGibraltar4Dia?authkey=Gv1sRgCJO7o4mljoKF_QE#

Gostei imenso de fazer esta viagem, a solo. Infelizmente a foto reportagem ficou incompleta, já que só aparece “um” dos intervenientes desta aventura, mas o tempo não era muito e não deu para pedir a este ou aquele, que tirassem uma foto de “grupo”. De qualquer forma, espero ter descrito o passeio da melhor forma possível, e que este testemunho sirva de exemplo para aqueles que querem fazer algo do género, mas que por esta ou aquela razão, nunca se meteram a estrada.


A máquina portou-se lindamente, mas hoje, depois de ir a garagem para a limpar, pu-la a trabalhar e deparei-me com um baralho estranho. Um género de zoeira, na caixa de transmissão. Vou reportar esta situação em local apropriado.


O video:

http://www.youtube.com/watch?v=NrayCqerRyk
Abraços e boas curvas


Duração da viagem: 4 dias
Total de km’s: 1702 km’s
Total de combustível: 62,50 litros
Media: 3,67l/100km"



Será que ainda há quem duvide de que para viajar basta querer?


Sem comentários: