terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O Forum 125cc

Em 6 de Outubro de 2009, quando andava tranquilamente em "ciber-passeio", tropecei num tópico num forum de motas, muito sentido de uma jovem que sonhava andar de mota, e tinha agarrado com unhas e dentes a novíssima lei das 125cc, comprando uma Yamaha Xmax 125cc. Estava desanimada, porque não conseguia conduzi-la, e desabafava no Fórum 125cc  a que pertencia desde a criação.
Quando li aquele sentido desabafo, imediatamente me identifiquei com a autora, e tive que me registar para lhe dizer que o defeito não era dela, mas sim da mota!! não que a Xmax seja uma mota menos boa, muito pelo contrário, é uma máquina fabulosa em todas  as vertentes, mas decididamente não é a mais adequada para principiantes de perna curta...

Nós tínhamos na altura a Xmax 250, e também eu tinha grande dificuldade em evitar que ela se deitasse no chão! é uma mota alta, com um assento muito largo, super confortável, mas muito difícil de manobrar parada, porque além de ser alta, tem um centro de gravidade também alto, e uma ciclística que faz com que, quanto é necessário manobra-la "parada" tenha tendência para cair assim que se vira um pouco o volante.

Eu bem sabia que com outra mota seria mais fácil ganhar confiança, pois tinha tido a experiência da Sym Joyride que foi só sentar e andar, e por isso registei-me para lhe poder dizer, e acabei por ficar por lá...

Comecei por participar num evento organizado pelo deputado Miguel Tiago para reivindicar autorização para os motociclos circularem na faixa do bus, e quando dei por isso estava a ser convidada pelo administrador para integrar a equipe de moderação.

Este fórum tinha nascido de uma iniciativa do Marco Machado, que no entanto, logo após a criação do espaço o abandonou á sua sorte, ou á sorte de ter um moderador chamado Paulo Varela, que arregaçou mangas e fez  dele o sucesso que hoje é! 

O fórum era feio, desarrumado, pouco apelativo, mas aos poucos o Paulo foi-o tornando naquilo que é hoje, e quando atingiu os 100 membros, ele que entretanto tinha passado a administrador, e que assegurava sozinho todo o trabalho de manter e desenvolver o fórum, convidou-me a mim, ao RPereira e à Paty para o ajudar na moderação.

Foi ele quem lançou o "concurso de ideias" para a criação do logo, foi ele quem desenhou o layout actual do fórum, foi ele quem criou a estrutura coerente e arrumada que permitiu o crescimento do fórum, e afinal, foi ele durante muito tempo a alma do fórum!

No verão de 2010, já o fórum 125cc era um jovem de sucesso, com fundações muito sólidas, e a pedir um refresh de ideias, e o Paulo pensou convidar mais um elemento para a equipe, e como eu estava também envolvida no projecto CPM, que na altura consumia quase toda a minha disponibilidade, sugeri que em vez de acrescentar, substituísse a equipe, e foi assim que eu e o RPereira fomos substituídos pelo Nunoc e pelo Jakuti, e nasceu a equipe que levou o fórum para outra dimensão!

É sem dúvida uma equipe muito bem conseguida, muito coesa, que dinamizou o fórum de uma forma totalmente inesperada, e o tornou sobretudo numa referência no mundo motociclista para quem dá os primeiros passos, mas isso levou a que se tornasse também um objecto de cobiça, e o "criador" do fórum, ilustre desconhecido de todos os foristas acordou!

Lembrou-se de um momento para o outro que tinha criado o fórum e que era o detentor da password suprema, e em pouco tempo apropriou-se do fórum, e de todo o trabalho desenvolvido pela equipe de administração e moderação, sem qualquer pudor e com total desrespeito pelos membros que são afinal os verdadeiros "donos" que fazem o fórum ser o que é.

Sem dó nem piedade expulsou toda a equipe e tomou conta do fórum, não deixando sequer margem para o exercício do direito de resposta e defesa daqueles que acusou de forma vil e totalmente falsa de quererem usurpar o fórum que agora queria para si!... 

Ora, para ser pai ou mãe não basta doar o sémen ou parir, o pai e a mãe são aqueles que criam, acarinham, desenvolvem, acompanham, sustentam etc, e o Marco Machado apenas pariu e abandonou!

Hoje renasceu o verdadeiro fórum 125cc no domínio que entretanto tinha sido registado para permitir a continuidade do crescimento sustentado que o Marco quis evitar.

O fórum está de volta, desde as 00:00 horas de hoje renasceu com a mesma equipe, mas sem um dono, ou melhor, com muitos donos! todos aqueles que quiserem ser membros e dar o seu contributo participando...

3 comentários:

Filipe disse...

Olá Tuga100Juízo!

É engraçado como o meu "encontro" com o F125cc foi algo semelhante ao teu. Também eu andava nas pesquisas por uma scooter 125, e na altura estava interessado na X-Max. Foi assim que acabei por encontrar o relato da tal jovem e também o relato do Paulo Varela, acerca da sua busca por uma X-Max e de como a foi encontrar na Figueira da Foz. Acabei por me registar e hoje não imagino a internet sem esse cantinho onde quem dá os primeiros passos no mundo das 2 rodas e, em especial, no mundo das 125cc, pode encontrar informação valiosa e esclarecida.

Bjs e abraços.
Filipe Neves

Vadio da XT disse...

Boa-sorte... com o novo projecto...

citação:
...membros que são afinal os verdadeiros "donos" que fazem o fórum ser o que é...

nem mais... está tudo dito...

cumps
Edgar

Tuga100Juízo disse...

Oi Edgar,

O Forum 125cc está de boa saúde, e ainda recentemente organizou 2 eventos fabulosos! o fotomotopaper e a N2.
Os Foruns são efectivamente o que os membros fazem deles, e isso não há nada que consiga alterar ;-)
Se quiseres conhecer, podes eguir o link no fundo deste blogues.