terça-feira, 7 de dezembro de 2010

6 de Dezembro de 2009

Dia 6 de Dezembro "rebentaram as águas" para um parto muito especial!

Fomos até ao Dom Abade em Porto de Mós, na Batalha àquele que viria a ser o nosso último passeio com os companheiros do fórum Maxiscootersportugal.com, que durante um ano foi a nossa "casa virtual"

Foram cerca de 300 km, feitos com muita alegria na companhia de verdadeiros maxicompanheiros, muito bem organizado, apesar do mau tempo que se fazia sentir, na ida, mas com um regresso triste, pois em pleno almoço de natal recebemos a notícia do encerramento do fórum.

No dia seguinte, partimos como estava previsto logo de manhã com destino a Lagos.

Fizemos o mesmo caminho que já outras vezes tínhamos feito com os maxicompanheiros do MSP, passando o ferry de Setúbal para Tróia, parando para tomar o pequeno almoço na Comporta, no mesmo local onde já é quase tradição nestes passeios.

Á saída da Comporta parecia que as aves estavam a querer ir connosco, pois desde uma cegonha que quase me tocou no capacete, num voo rasante, passando por um melro que teimava em não sair da estrada até um pardal que calmamente atravessava a estrada a saltitar sem se importar connosco, todos pareciam estar a meter-se connosco, e a certa altura, também um insecto de grande porte se atravessou no meu caminho, e dei graças por trazer o capacete fechado!! 

Íamos com destino a S. Torpes, para almoçar no “Bom Petisco”, mas estava fechado, e acabamos por almoçar no “restaurante do Luís” um pouco mais a frente, e não ficamos nada mal servidos…. Sim, conseguimos dar conta daquele tacho de caldeirada sem ajuda!!!

 




Depois de almoço, fomos seguindo caminho, com belas paisagens a deslumbrar-nos, e algumas paragens para fotos e outras coisas…

Á noite andámos a pé por Lagos, e fizemos alguns km sem rumo definido, apenas a vaguear pela cidade 



No dia seguinte fomos até Albufeira ter com um maxicompanheiro que faz 800 km só para almoçar com a malta do MSP, e que nesse ano tinha ido de Yamaha Cygnus 125! 

Levou-nos a almoçar ao Snack Bar a Nora, onde comi o melhor peixe de sempre.
Nem tinha fome, e não sou apreciadora de peixe, mas quando me lembrei de tirar uma foto, já tinha devorado quase tudo. Estava mesmo bom.




Depois de almoço fomos conhecer outro companheiro também da zona de Albufeira, e acabamos por passar uma agradável tarde de “amena cavaqueira”, na esplanada “ponto de encontro" e quando demos por isso já era noite.

O dia 3 destas mini férias de inverno foi um dia muito tranquilo, com um passeio a sagres, com paragens em várias praias.
Saímos de manhã, não muito cedo, porque de férias sempre se dorme um pouco mais, e fomos andando em direcção a Sagres, sem relógio e sem GPS. 
Foi um passeio muito tranquilo, com muitas vistas deliciosas, e com uma temperatura muito agradável, mesmo a pedir passeio de maxi, e a pedir fotos!





Ás 17:30 estávamos de volta á messe de Lagos, onde estávamos alojados, e depois de um momento relax com vista para o mar, recebemos um telefonema de um Maxicompanheiro de Lagos, a dizer que estava mesmo em frente á muralha da messe.

Fomos encontrar-nos com ele, e acabamos por passar um belo fim de tarde numa esplanada, em amena cavaqueira. A conversa foi tão envolvente, que acabámos por não tirar uma única foto para ilustrar.

O dia 4 tinha um programa longo, e por isso saímos cedo com destino a Espanha, mais concretamente Islantilla, na Ilha Cristina, onde costumamos passar férias de verão.

Resolvemos trocar de mota, para eu avaliar bem a Xmax, porque o meu marido já andava a fazer contas para o “upgrade” para a Magesty 400, e ponderei entregar a Sym em vez da Xmax.
Mas conclusão foi que efectivamente é a Sym que está á minha medida, e apesar de apreciar o acréscimo de potência da Xmax, não me sentia confortável, e achei que não “vestindo a mota”, ficava melhor servida com a minha FiFi.

Apanhámos a A22, e eu sabia que a Sym não tinha combustível para a viagem toda, e quando achei que deveria estar na altura de abastecer, parei na estação de Serviço. Mas o marido quis tentar a sorte, e como havia outra a cerca de 30 km, não abasteceu. Eu ainda avisei para pelo menos ir mais devagar, mas como ele gosta de me contrariar, enrolou o punho e desapareceu com a Sym. Eu mantive a minha velocidade de cruzeiro, pensando que das 2 uma, ou ele conseguia ir até á bomba, e lá o encontraria á minha espera, ou, tal como eu previra, o combustível iria acabar antes de fazer os 30 km.
Assim foi! cerca de 2 km antes da bomba, havia uma subida, e lá estava ele parado na berma é minha espera!


Fiz um pequeno passeio forçado, á pendura com ele para ir buscar gasolina para a Sym, mas por sorte não foi longo. Quando ele ia para pagar a gasolina, descobriu que não tinha o cartão de multibanco, e depois de pensar um pouco, chegou á conclusão que o tinha deixado na Fnac do Algarve Shopping quando comprou o cartão de memória para a máquina fotográfica! Mais um clássico de férias… nas últimas férias, tinha-o deixado num Macdonalds…

Por volta das 11 horas (meio dia em Espanha) estávamos no Shopping Islantilla, prontos para desfrutar as belas vistas de uma praia que conhecemos muito bem e onde temos recordações de longos passeios no areal, e belos mergulhos nas águas tépidas daquele mar.

Almoçámos na “Cerveceria 100 montaditos”, que é uma cervejaria no shopping, onde se comem umas sandes miniatura, todas diferentes, que se escolhem entre as 100 disponíveis no menu, e que a nossa filha adora.

Passámos a tarde a passear pelas praias que já conhecíamos de carro, mas de que já tínhamos saudades, porque há mais de um ano que não íamos para aqueles lados.



Breve paragem para rever o Camping Giralda, como costuma dizer o Malato, “onde já fomos muito felizes!”

Depois, resolvemos fazer o regresso de forma diferente do habitual, e atravessámos o Guadiana de Ayamonte para Vila Real de Santo António de ferry, e enquanto esperávamos pelo ferry andamos a deambular por Ayamonte.


Regressamos já de noite, e claro que lá tivemos que fazer uma paragem forçada no Algarve Shopping para recuperar o cartão!

Foi um dia muito bem passado, mais uma vez com sol e temperaturas óptimas para passear de Maxi, e nós aproveitámos bem, pois fizemos perto de 400 km.

O último dia de férias foi novamente um dia relax. De manhã andámos a vaguear a pé pela zona velha de Lagos, almoçámos na messe, e de tarde andámos a ver praias.



Ao fim do dia, ligou-nos o companheiro de Lagos, que nos levou a conhecer a casa e a família. Conhecemos a herdeira, e a sua linda Honda Today, e passamos um resto de dia muito agradável á conversa com com o companheiro e com a respectiva pendura, que adorámos conhecer, e esperamos encontrar novamente, quem sabe, também aos comandos de uma maxi.

Levaram-nos depois a comer um fantástico polvo, que só de lembrar fico com vontade de voltar!

Lamentavelmente, mais uma vez não ficou nem um registo fotográfico, falha terrível que teremos que colmatar com um regresso a Lagos.

No dia seguinte, carregámos as máquinas e demos início á parte mais difícil das férias,… o regresso!

Viemos novamente pela costa Alentejana, sempre o mais próximo possível do mar, e deliciámos-nos com as fabulosas vistas, com paragem na Zambujeira do mar para almoço, e muitas paragens só para apreciar as belas paisagens.



Á chegada a Porto Covo, abriu-se a top-case da minha Sym, tal como já tinha acontecido na ida, tendo saltado uma peça do fecho. Como na ida eu ia á frente, o marido deu por isso, e conseguimos recuperar a peça, mas no regresso, eu ia a mandriar sem pressa, e quando pelo retrovisor vi a mala aberta, já foi ter demais, e desta vez perdi mesmo a peça, e ficou assim:



Tivemos que remediar com a “aranha” elástica, que é uma peça fundamental para levar na bagagem em viagens destas, e lá fizemos o resto da viagem, com muita pena de ter que regressar.

Há muitos anos que nós dois nos dedicamos á “vadiagem”, e normalmente fazemos pelo menos uma viagem deste género por ano, sempre a acampar, mas agora descobrimos que de Maxiscooter é muito mais divertido, e sobretudo muito relaxante, mas também descobrimos que encontrar pelo país fora, companheiros que conhecemos apenas online e com quem partilhamos o interesse pelas Maxis, é muito agradável, proporcionando momentos de convívio e troca de experiências muito enriquecedoras.
Estas férias não teriam sido tão agradáveis sem a participação dos companheiros de Albufeira e de Lagos, pelo que a todos agradeço a disponibilidade que demonstraram, e os agradáveis momentos que nos proporcionaram.

Mas estas férias, tiveram também outro condimento muito especial!

Apesar de pouco depois do encerramento, o MSP ter voltado a abrir, nós dois perdemos a vontade de continuar a frequentá-lo, pois para nós um fórum é um local de partilha que não faz sentido ter um "dono" que põe e dispõe a seu belo prazer, encerrando quando lhe apetece e reabrindo conforme lhe convém.
Na realidade, para nós um fórum não existe sem os membros, e os respectivos contributos, e embora a administração e moderação sejam igualmente peças fundamentais, a verdade é que não lhes reconheço o direito de pôr e dispor a seu belo prazer.

Pelo contrário, encaro o papel da gestão de um  espaço destes, da mesma forma que encaro o governo de um país:
Alguém tem que coordenar as vontades dos cidadãos, ou neste caso dos membros, e esse papel compete a quem tem em cada momento a direcção, que deve exercer com sentido de "serviço público" sem interesse pessoal, e com espírito de missão.

Por isso, durante a viagem cozinhei a ideia de construir este blogue que na altura tinha como finalidade servir como ponto de encontro dos "MaxiTugas".

Mas a vida tem destas coisas, e enquanto andava a deambular pelo reino dos Algarves, o administrador de outro fórum que frequento, o Fórum 125 cc lembrou-se de me nomear moderadora. E, na mesma semana, logo após o meu regresso, recebi um telefonema de um outro maxicompanheiro que tinha encarado o encerramento do MSP da mesma forma que eu, mas que agiu de forma diferente, juntando um grupo de corajosos e dando vida a um novo projecto: o Clube Português de Maxiscooters
Ele ligou-me a desafiar para moderar o novo fórum, e eu confesso que a surpresa foi tão grande que nem pensei muito, e a alegria de ver surgir um novo ponto de encontro com caracterìsticas que correspondiam ao meu ideal sobrepôs-se a tudo, e aceitei de imediato.
Começou pois aqui uma nova era, que passará a fazer parte deste cantinho, pois serão muitas as referências que farei ao CPM, mas em consequência, o projecto de blogue ficou na gaveta, e só renasceu quase um ano depois, após o fim do meu "mandato" em ambos os fóruns.

Agora o objectivo é um pouco diferente, e visa apenas reunir as minhas histórias e experiências com as scooters e as maxiscooters, e partilhá-las com quem tem gostos semelhantes.


Sem comentários: