sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Holanda - Maastricht 2

Saímos logo de manhã, com destino ao forte St. Pieter, e mais uma vez, o São Pedro fez questão de nos acompanhar!







Os nossos guias:







Os barris da pólvora:













Uma boa parte do forte já não existe porque os tijolos foram "reciclados" para a construção de casas.




Depois do forte, fomos visitar as grutas, e todos nós ficámos fascinados pelas milhares de obras de arte que ornamentam as paredes das grutas.
As grutas foram construídas por romanos há mais de 2.000 anos, para a extracção de enormes blocos de pedra calcária, e têm cerca de 8 km de extensão. Durante a 2ª guerra mundial abrigaram muita gente, foram utilizadas pelos Judeus para fugir, e até os próprios Nazis as usaram usaram para esconder obras de arte durante a guerra.


Dentro das grutas cultivam-se uma espécie de alfaces:





O mapa do labirinto:












Dentro das grutas circulavam carroças, para o transporte dos enormes blocos de pedra que de lá era extraído, e nas esquinas estão bem visíveis as marcas da erosão provocada pela contínua passagem das mesmas:




Foi aqui encontrado o primeiro fóssil de um morossauro, mas segundo os nossos guias, o fóssil foi "roubado", e está actualmente no museu de história natural de Paris. Dele restou apenas uma escultura feita na pedra da parede da gruta.


Aqui não posso deixar de fazer uma pequena nota: enquanto o nosso guia nos relatava a história do morossauro, uma das crianças que integravam o grupo entreteve-se a escarafunchar na parede macia, tendo aberto com o dedo uma cratera no meio da escultura, perante a impassividade dos pais que assistiam sem nada fazer!
A falta de educação é universal!...








Regressámos a casa debaixo de chuva, mas nos intervalos ainda demos mais umas voltinhas.




Á noite fomos ver Portugal ganhar à Croácia num pub local cheio de portugueses, e com uma Guinness a acompanhar.


Infelizmente chegou o dia do regresso, devolvemos as bicicletas ao Toni, a quem deixo aqui um grande obrigado.

Fiquei surpreendida com os inúmeros avisos que encontramos no aeroporto, relativamente aos táxis!
Por todo o lado há avisos, e muita polícia apenas com a missão de a encaminhar os turistas para os táxis oficiais, pois por todo o lado há indivíduos com coletes a dizer "táxi oficial", que tentam desviar os incautos para outros veículos de transporte! Os verdadeiros táxis, aguardam tranquilamente na respectiva praça de táxis, e são maioritariamente Teslas, e outros bons carros ecológicos e com muito boa apresentação.  
Afinal o problema dos transportes de passageiros é universal...
Aproveitei para brincar com as letras quase sem pessoas à porta do aeroporto, mas os tais taxistas não nos largavam! pareciam marroquinos!...
Na descolagem, impressiona a paisagem de tão plana que é!
A meio da viagem o S. Pedro ofereceu-nos um espectáculo fantástico: um Arco íris completo! redondo:
Chegámos a Lisboa com pôr do sol :-)

Sem comentários: