terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Agualva - A Anta do Carrascal

Já tinha ido espreitar o jardim da Anta na Agualva há algum tempo, mas apesar de o jardim ser muito agradável, da Anta quase nada se via, pois encontrava-se totalmente coberta de vegetação, que agora já sei que se chamam carrascos, e que dão o nome ao local, e à Anta. 
Assim que uma amiga me disse que estava agendada para o fim de semana seguinte uma "Caminhada com Stória" da RJ ANIMA, na Anta, tratei logo de me inscrever!

Chamam-se "Caminhadas com Stória", porque são conduzidas por um Investigador Histórico Local e da Etnografia Saloia Sintrense - o professor Rui Oliveira, e são organizadas pela RJ Anima, que fiquei a saber que deve o nome á Ribeira das Jardas.

À hora marcada, lá se juntou um grupinho simpático no ponto de encontro junto do Pelourinho do largo da República em Agualva.


Trataram-se das formalidades, e seguimos caminho, mas antes tive a grata surpresa de ver chegar o amigo António Silva, mais conhecido como Rouxinol de Pomares, devidamente apetrechado com o equipamento de fotografia para a cobertura do evento.


Seguimos caminho, mas junto do lago dos 4 caminhos o Professor fez uma breve paragem para nos dar a conhecer a origem deste lago, e o que se está a tentar fazer dele.

É um espaço muito bonito, que infelizmente está vedado ao público por se tratar de propriedade privada.

O lago surgiu em resultado das escavações para as fundações da construção de um prédio, que nunca chegou a concretizar-se por ter atingido um lençol freático que ao ser atingido pelas escavações, trouxe a água para a superfície, dando lugar à formação do imenso lago dos 4 caminhos.

Sobre a história do lago, pode ler-se um pouco mais aqui: https://jra.abae.pt/plataforma/artigo/um-lago-misterio-no-meio-da-cidade/.

Há planos para o aproveitamento do lago, mas como é privado, tudo terá que começar com uma compra, ou uma expropriação, pelo que vamos aguardando que um dia destes, algo dali saia 😉









O professor Rui Oliveira em serviço 😊




E os carrascos que dão o nome ao local:



Ao abandono 😔:


A visita terminou no meio das alcachofras.




Sem comentários: