quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Llanes, Bilbau e Playa Gulpiyuri... finalmente! (1ª Parte)

Dizem que á 3ª é de vez, mas para nós não foi!

Não dava tempo para ir de moto, por isso, desta vez atalhámos!

...mas como o que interessa é mesmo ir, fomos ;-)

 
Em 2013 tnhamos desistido por aqui:


Mas em 2014 continuámos:








 
Mas quando ía finalmente percorrer os derradeiros metros que separam a estrada de terra batida onde temos que deixar os veículos da praia, ocorreu-me um pensamento: 
E se estiver maré baixa...?
Mal acabo de pensar e já oiço o meu marido, que seguia á frente começar a rir, e adivinhei logo!
"não me digas que está maré baixa!"
"Bem, se está maré baixa ou alta não sei, porque não vejo mar nenhum...."



 
O acesso é mesmo complicado, e no ano passado, mesmo que nos tivéssemos atrevido a transpôr aqueles 200 m de lama, nunca teríamos conseguido descer até ao areal!




O dia estava lindo, e tinha-me ocorrido que o prémio para a nossa persistência podia muito bem ser a oportunidade de inaugurar a época balnear de 2014 com um mergulho nas águas cristalinas desta praia paradisíaca, mas a possibilidade de não haver praia só me ocorreu mesmo quando estava a chegar. 
No problem!
Eu sou uma incorrigível optimista, e gosto de tirar o máximo partido de todas as oportunidades, e por isso pensei logo que desta forma iría ter oportunidade de ver como a água chega á praia, e depois de almoço, certamente que voltaríamos para então apreciar toda a belza natural deste local, e quem sabe, porque não, o merecido mergulho inaugural.
Assim foi...



é por aqui que a água chega á praia
;-)



 
Aproveitámos ainda o resto da manhã, para subir ao alto da falésia, apreciar a vista e ver as condições do acesso, porque entretanto descobrimos que também ali existe um "bufone" que nos vai fazer lá voltar uma 5ª vez, no inverno...
 
e lá de cima a vista é espectacular!



  
Fomos almoçar, e o insólito aconteceu, e ficou registado:


A Paulinha pediu uma dose de arroz, e comeu! :-O 
O mundo está perdido!...;-)
Esta zona é tão fantásticamente bela, e até os mortos têm direito a alojamento de luxo:

 
Isto é mesmo um cemitério!
A primeira vez que fui aos Picos da Europa, entrei pela costa, e fiquei com muita pena de não ter parado para registar a maravilha daquela costa, por isso desta vez não me fiz rogada. Liguei o "modo Gracinda Ramos", e registei tudo o que pude. 
Gastei um rolo ;-)












 
Depois de almoço, o prémio:


 
É linda mesmo, e as fotos não lhe fazem justiça!
Nem eu sei registar com a qualidade que merece, nem o equipamento está á altura, mas não há nada a fazer! 
Os Picos da Europa têm mesmo que ser vistos com os olhos e a alma. É tudo de tal forma extraordinário, que por mais fotos e vídeos que veja, nunca consigo encontrar nada que se assemelhe áquilo que vejo quando por lá ando, com todas as dimensões, com os cheiros, as temperaturas que mudam sistemáticamente sem aviso prévio, com tudo o que aquela zona tem de especial.
Vão lá! eu volto sempre com vontade de programar a proxima visita!




Enquanto digeríamos o almoço, pudemos assistir á subida da maré, embora nem houvesse ondas, porque o mar estava calmo, a água subiu rápidamente.
Confesso que adorei este dia, aliás, coloquei-o no ranquing dos melhores dias de férias de sempre!
A beleza do local, o silêncio, misturado com o som da água, e o canto de um pássaro que cantou o dia todo sem se mostrar, encheu-me a alma, e fez-me sentir que valeu a pena a teimosia, a insistência em voltar até conseguir lá chegar ;-)

E depois o merecido mergulho:

 
Soube tãããõooo bem :)
Mas como já antes referi, por  aquela zona tudo vale a pena, tudo é grandioso, tudo é lindo...

Sem comentários: