quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Jardins

Estava domingo e era sol.

Ou será ao contrário:

Era Domingo e estava sol ;-)

Seja como fôr, lembrei-me de ir tomar o pequeno almoço a Lisboa. 
Não sou grande fã de cidades, e confesso que para ir para Lisboa preciso sempre de uma boa desculpa, pois embora saiba que é uma cidade lindíssima, a verdade é que o buliço citadino, as estradas vergonhosas, esburacadas, e com carris de eléctricos que já nem existem, e aquela tão tradicional, mas igualmente tão desconfortável calçada portuguesa, me tiram a vontade de rumar a Lisboa, mas desta vez a curiosidade ganhou...


Tinha lido algures que o Jardim do Torel fora transformado temporáriamente em praia urbana, e fui lá tomar o pequeno almoço.


São jovens adolescentes que servem no minusculo bar móvel, mas a simpatia e a vontade de agradar ao cliente estão lá, e é mesmo um local muito agradável para tomar o pequeno almoço.

Claro que cá na Tugolandia, uma praia só é verdadeiramente praia se tiver as tradicionais bolas de berlim, e no Torel nada foi descurado:


Entrei por cima, e ao contrário do costume, estacionei á porta:


Os deuses do estacionamento também estavam curiosos e foram comigo ;-)

Lá dentro não se nota logo. Parece apenas um jardim igual a tantos outros...


Com uma vista fabulosa


Mas depois lá está ela ;-)


Parece-me uma boa iniciativa, a repetir noutros anos, porque a pequenada claramente adorou, e vi muita gente que provávelmente nem para um fato de banho tem meios, quanto mais para apanhar um autocarro até á praia mais proxima.

Li muito disparate sobre esta iniciativa, que cá não é habitual, mas que lá fora já se usa em muitas cidades, mas eu considero uma excelente iniciativa, eventualmente a melhorar nalguns pormenores, e sobretudo porque contou com o patrocínio do Millennium BCP, e até consta que não custou um centimo ao erário público. Não sei se será exactamente assim, mas por uma vez parece que se fez alguma coisa pelo bem estar do cidadão, nesta cidade tão virada apenas para o turista e para o forasteiro que lá entra só para trabalhar ou fazer negócio.

Lisboa bem precisa de chamar de volta os residentes que ao longo dos anos expulsou...

Depois, apesar de já estar um bocado tarde para tratar do almoço, não resisti a mais uma espreitadela noutro local que tinha lido que também tivera direito a uma iniciativa semelhante, mas apesar de o potencial ser até muito superior, na Amadora ficaram-se pela areia e esperguiçadeiras, e esqueceram as bolas de berlim, e o tratamento da água para banhos ;-)



É um jardim que vale a pena visitar. Tem espaços para os idosos sentarem a conviver com uma vista agradável,


Tem potencial para os fãs da actividade física,


E muito espaço e equipamentos em muito bom estado para a pequenada gastar energias:





E ainda por cima é bonito ;-)



Sem comentários: