sexta-feira, 5 de abril de 2019

Benelux - Baarle-Hertog, Baarle-Nassau e Leuven

No penúltimo dia de férias estava programado alugar uma viatura para irmos espreitar a cidade dos enclaves - Baarle-Hertog (do lado Belga) e Baarle-Nasau (do lado dos Países Baixos, que para simplificar, vou apenas identificar como Holanda)

A escolha da viatura recaiu entre um Clio, e um Fiat 500, e como sempre tive vontade de testar o segundo, a escolha foi fácil. Era uma das opções para um dia substituir o meu MaxiLupo, mas ainda bem que fizemos este teste.....

Enquanto o Lupo é pequeno por fora, mas parece grande lá dentro, este  é mesmo peueno! eu que sou baixita, viajei no banco traseiro com a cabeça colada ao tecto!

Ainda por cima, é super desconfortável! 

Meu rico Lupinho! 

...mas lá que é bonito, é 😍

Quanto ao nosso destino, e para quem não sabe, trata-se de uma espécie de "cidade imbróglio", porque está dividida entre os 2 países, mas de uma forma muito confusa, que faz com que estejamos constantemente a inquirir se estamos num país ou no outro, existindo mesmo enclaves dentro de enclaves. Para facilitar, as fronteiras estão marcadas no chão, e o resultado é giríssimo!

Relativamente às casas, o que conta para definir a que país pertencem, é a porta, e por cima do numero, há uma bandeirinha a indicar a que país pertence, mas há casas e lojas divididas a meio pela fronteira, e há até uma casa com 2 números de porta, e 2 bandeiras!...

Logo à chegada demos com a linda igreja, ao lado da qual existe um quiosque digital com a informação necessária para percorrer a cidade.

Vejam:


E começa a diversão!

Patinhas na Bélgica e mãozinhas na Holanda 😏

Claro que há cerveja local, e nós provámos 😋


O individual do restaurante tinha um mapa dos enclaves:


Confusos?... 
É assim:

E assim:



Como a minha filha está na política, e é muito curiosa com estas coisas, entrou na loja e perguntou, sem papas na língua, a que país pagavam impostos!
A dona da loja era simpática, e deu-lhe as explicações todas, depois de brincar dizendo que escolhiam quem cobrava menos. 😁

E já estou a imaginar: deixei o carro estacionado na Holanda,... ou na bégica! 😏




E lá está! uma porta, 2 números, 2 bandeiras:




Um dos pontos de visita da cidade é esta loja:

Só vende cerveja, e tem mais de 600 marcas diferentes, incluindo a nossa Super Bock 😉


Deixámos a cidade dos enclaves e como ainda era cedo, fomos espreitar Leuven, onde queríamos conhecer a Groot Begijnhof.

Deixámos o carro junto de um lindíssimo jardim, e seguimos as placas.






















Valeu a pena!

Como ainda dava para mais um bocadinho de vadiagem, fomos espreitar um pouco de Leuven, e tenho que dizer àquelas pessoas que dizem que Lisboa é linda e que não vale a pena ir ver outros países, que esta pequena amostra de cidade universitária é suficiente para as fazer mudar de ideias!

Trata-se de uma espécie de Coimbra, e tem a Katholieke Universiteit Leuven, KULeuven, a universidade mais antiga do mundo, fundada em 1425, e a concentração de beleza por metro quadrado, é admirável!.












A Biblioteca, e o Totem, a estátua da mosca empalada:


Regressámos a Bruxelas, onde nos esperava o Tintin à em cima dos prédios 😏





Sem comentários: