quarta-feira, 3 de abril de 2019

Benelux - Luxemburgo e Dinant

Saímos mais uma vez da Brussels city tours de manhã bem cedo, e começámos a visita ao Luxemburgo com uma espreitadela à catedral de Notre-Dame de Luxemburgo.



Demos uma volta rápida pela cidade alta, com o guia a fazer as honras. 

Estes dois edifícios ligados por uma ponte de vidro são "Cercle Municipal" e "Le Cité":



Não consegui uma boa foto desta passagem, que é muito engraçada por causa das portas, mas fica para outra ocasião.




Acho que esta espécie de varanda é a imagem mais conhecida do Luxemburgo, pois a vista da "cidade alta" sobre a "cidade baixa" é um autêntico postal.














Câmara municipal:



Na Place de la Constitution, a Golden lady observa-nos lá do alto...



A subida à torre para ver as vistas ficou para uma próxima visita:









Deixámos a cidade, e a paragem seguinte foi no cemitério dos Americanos:




Não é muito diferente do da Normandia, que já conhecíamos.

O Luxemburgo tem muito para ver, e a visita foi curta, e restrita à capital, por isso fiquei com aquela magnífica desculpa para voltar, quanto mais não seja, porque nem sequer deu para visitar as Casematas.

Seguimos viagem para a bonita cidade de Dinant, já de volta à Bélgica, e para lá chegar, "atravessámos" a famosa Rocha Bayard:



Parece mesmo que não cabe, e o guia para tornar a coisa mais emocionante, disse-nos que seria a primeira "travessia" do nosso motorista!
Não há margem para erro!...


Dinant é a cidade onde se produz a cerveja Leffe, e onde foi inventado o saxofone, e isso está patente em todo lado!

Além disso, é mais um fantástico bilhete postal!




O guia levou-nos a conhecer a cidade, uma das paragens obrigatórias é na loja que fabrica e vende uma bolacha que dura meses, e posso comprovar que é mesmo verdade, porque trouxe uma. Tentámos comê-la ainda em Bruxelas, e o que sobrou, ainda hoje tem exactamente o mesmo aspecto que tinha nesse dia! 

















Onde parámos para descansar um pouco antes do regresso, estranhamente não tinham Leffe 😒



Esta viagem em termos de viagem foi a pior de todas as que fiz em excursão, porque infelizmente viajámos com uma família com 3 crianças, em que a mais nova tinha pouco mais de 2 anos, e gritou durante toda a viagem, impossibilitando-nos de ouvir as explicações do Guia. Honestamente não consigo entender como se permite uma criança desta idade numa excursão em que se anda prácticamente o dia todo de autocarro! é desgastante para a criança, que nada aproveita, imagino que seja igualmente cansativo para os pais, que também pouco aproveitaram da experiência, e para os restantes 50 passageiros, foi simplesmente horrível, pois os guinchos recreativos da criança eram ensurdecedores, e a meio da viagem de regresso ainda nos "presenteou com um presente perfumado"!...
A Brussels city tours não deveria permitir, é uma empresa de turismo a que não voltaremos a recorrer!

Sem comentários: