sexta-feira, 17 de maio de 2013

Covadonga

Dia 29 era dia de cumprir a tal tradição nº2!

Já é muito antiga, e reza que durante as férias, é obrigatório ir conhecer pelo menos um centro de saúde diferente!

Nunca falha! posso afirmar categoricamente que nos últimos 16 ou 17 anos não me lembro de nenhumas férias em que não tenha ido pelo menos uma vez a um centro de saúde :(

A 1ª fez já lá vão muitos anos, foi em Aviz, e era a minha filha ainda muito pequena, e logo no 1º dia de férias caiu no parque de campismo, e abriu um enorme buraco no joelho.

No Centro de saúde em vez de coserem o buraco, colocaram um penso e para resumir uma longa história, vou só dizer que passámos uma longa semana com 40 graus á sombra, em pleno Alentejo a acampar sem poder ir á piscina!...
Todos os dias começavam com a ida ao centro de saúde, onde cada dia o enfermeiro tirava o penso, olhava, fazia o curativo e dizia: amanhã á mesma hora!
Eu perguntava: "e será que amanhã já pode molhar?"
Ele respondia: "talvez..."
Ao fim de uma semana desistimos e voltámos para casa, e no nosso centro de saúde disseram-nos que se tivesse sido logo cosido, teria ficado resolvido em 2 ou 3 dias, assim, demorou ainda mais uma semana e ficou uma bela cicatriz :(

Enfim, desde esse ano que nunca falha, e desta vez, já sabiamos que os pontos da cirurgia teriam que ser removidos no dia 29, e nesse dia, lá fomos logo de manhã conhecer o centro de saúde de Cangas de Onis:

Reparem nas especialidades médicas do R/C lolololo

Pouco depois das 10 horas estava despachado, e o destino desse dia, como já sabíamos que iria começar mais tarde, era Covadonga.


Fomos encontrar por lá os Portugueses que tínhamos conhecido na véspera em Cangas, e que tinham atravessado o nevão pela montanha.


A bandeira do Gonçalves também lá estava ;-)


Fica bonita de qualquer ângulo!


Aquelas fotos que todos tiram...




Ainda bem que inventaram a fotografia digital, porque de outra forma, uma ida aos Picos ficaria uma fortuna só em fotos!
Não fiquem só a ver as fotos! vão lá porque vale mesmo a pena. Cada local é mais deslumbrante do que o anterior.

Depois subimos um pouco a montanha mas já sabíamos que o acesso aos lagos não estava transitável, porque tínhamos ido de manhã á "casa Dago" onde estão instalados os serviços de informação do Parque Natural Picos da Europa.


 Subimos até onde era seguro depois do nevão e a paisagem era de cortar a respiração:



 


Almoçamos ali mesmo, ao pé do Mosteiro de Covadonga, e depois de almoço fomos andar mais um pouco, e fomos andando pela montanha, muito devagar, pois a chuva não nos largava e o piso estava molhado.





 


Ainda fomos até ao Funicular de Bulnes, mas já era tarde, e estava a partir o último do dia.



 O frio era muito, e a chuva apesar de algumas abertas, andou connosco o dia todo, pelo que nessa altura resolvemos voltar para casa.
No dia seguinte haveria mais para ver,...


...


... ou talvez não ...

:-(

Sem comentários: