terça-feira, 21 de junho de 2016

Marrocos - Arfoud

Deixámos a confusão das obras em Fez, e descemos até ao deserto.


Fizemos uma breve paragem junto do Parque Cèdre Gouraud para espreitar os macacos, mas só ficámos o tempo estritamente necessário para ver e tirar umas quantas fotos aos macacos, e "fugimos" imediatamente antes de os tais marroquinos que só nos querem "ajudar" terem tempo de nos abordar com os saquinhos de amendoins para os macacos.
 





Aos poucos a paisagem foi começando a mudar!
Um pouco menos de chuva, um pouco mais de calor. 
Um pouco menos de verde, um pouco mais de amarelo torrado...
 
Parámos para almoçar, e fomos cair num restaurante vazio, dentro de um jardim, e mais uma vez,... comemos mal e pagámos caro, e ainda por cima, no fim o dono ainda nos sacou mais uns trocos pelo "excelente serviço prestado"!
Observem:
As entradas - azeitonas de várias cores e um molho que nenhum de nós conseguiu comer:
 
O primeiro prato - uma salada da qual nenhum de nós conseguiu sequer debicar,...
 

  Para ele, uma Tagine de frango com limão.
 
E para mim, uma tagine de carne com ameixas, que não sendo má de todo, estava como sempre excessivamente temperada e muito picante, e sem qualquer acompanhamento, porque eles acompanham tudo com pão.
Aliás, o pão e as azeitonas foram a base da nossa alimentação durante toda a estadia, e devo dizer que o pão é excelente!
Já as azeitonas,... tinham dias ;-)
Confesso que andei a maior parte do tempo com o estômago ás voltas, porque não tolero bem o picante, e não houve omeprazole que chegasse para desfazer o mal que picante me foi fazendo.
 
O melhor de tudo foi mesmo a sobremesa, que serviu para atenuar um pouco o efeito do picante.
 

O pior foi que não tínhamos dinheiro trocado, e o troco ainda era considerável, pelo entregámos o dinheiro, e ficámos á espera do troco, e ao fim de 15 minutos, comentei o que já estava a pensar há um bom bocado!...
"ele está a fazer-se ao troco!"
"Está agora!?... é muito dinheiro!"
"vamos ver!..."
Mais um quarto de hora passou, e precisávamos de arrancar, mas nem vivalma, pelo que decidimos plantar-nos na porta de forma a mostrar claramente que não iríamos desistir, e então lá apareceu com o troco num prato, mas quando o marido estendeu a mão para o receber, ele recolheu o prato com um ar muito ofendido, (fartámos-nos de ver aquele ar...) e perguntou se não estávamos satisfeitos com o serviço dele,...
...metade do troco lá teve que ficar!...
Daí para a frente, a paisagem passou a ser predominantemente amarela.
 




Mas a determinada altura, começámos a ver uma mancha verde.


E junto de um rio, a acompanhar as respectivas margens, um imenso palmeiral.
 Passámos o túnel do legionário, que foi escavado a pá e picareta na rocha, e se mantém como tal até a actualidade, sendo uma atracção turística bem conhecida, mas quando passámos não havia por lá ninguém.


E depois do túnel, um imenso lago com uma cor inscritível!








e lá está, de vez em quando, uma escola no meio de nada...
 

E "bandos" de miúdos agrupados por idade a caminhar ao longo da estrada.
 

Continuámos pelo vale do Ziz, que nos acompanhou por muitos km, com o seu interminável palmeiral.
 













É impressionante as cargas que transportam, de carro, de camião, de burro, ás costas ou de motobecane!
 
Dei uma de "Gracinda Ramos" e fui brincando com a sombra ;-)
 

Chegámos a Arfoud já perto do fim do dia, e com muito calor.
 

Cansados, a derreter com o calor, e com a fome a atormentar-nos, tivemos alguma dificuldade para encontrar o hotel, que tinha um nome diferente do que aparecia no booking, e quando finalmente chegámos, o quarto que nos atribuíram apesar de muito amplo, e bonito, cheirava a esgoto, pelo que tivemos que trocar, e ficamos num quarto gigantesco onde cabia a nossa casa inteira!
Descemos para procurar jantar, e como estávamos cansados, negociamos com o recepcionista do hotel o preço alí mesmo para não termos que andar á procura, mas não correu muito bem...

O jantar era composto de sopa, 1º prato a escolher entre 2 opções, 2º prato também a escolher entre 2 opções, e sobremesa, igualmente a escolher entre 2 opções, pelo que cada um de nós escolheu uma opção diferente, pois assim, alguma coisa haveria de ser comestível...
....
A sobremesa conseguia-se comer!

Saí da sala de jantar para falar com a filhota, porque na sala não havia net, e quando voltei, as sopas estavam na mesa, mas o marido avisou logo:
"Acho que não vais conseguir comer"
Provei, e quase tive que comer um pão inteiro para limpar o picante da boca!
Veio o primeiro prato, para ele um esparguete á bolonhesa deslavado e picante, e para mim uma tagine de kefta que é uma espécie de almôndegas super temperadas, que provei a medo, e lá tive que comer outro pão para limpar o picante da boca.
Por esta altura já tinha a boca dormente só de provar, mas quando vieram os segundos pratos,... nem o marido que é menos sensível ao picante conseguiu comer!
As sobremesas eram melancia, e um sortido de pequenos bolos secos, e isso acabou por ser o nosso jantar!
Fomos sentar-nos na recepção a decidir como fazer para ir ao deserto, e o recepcionista veio perguntar-nos pelo jantar...  
Entretanto, claro que ele tinha um amigo, com um jeep, que levava pessoas a conhecer o deserto, e claro,... propôs-nos um programa para ir ao deserto com 2 opções: 
1ª - por cerca de 60 € iríamos ver o sol nascer, e dar uma volta pela zona;
2ª - por cerca de 120 € poderíamos fazer um programa mais completo, assistindo ao pôr do sol no deserto, dormir por lá, e depois assistir ao nascer do sol nas dunas.
Escolhemos o programa mais modesto e deixámos claro que não queríamos comprar nada, que estávamos tesos e fartos de ser forçados a pagar por tudo e por nada, pelo que ele garantiu-nos que o tal amigo não tentaria vender-nos nada.
Ficou combinado que ás 4:30 horas da madrugada, o amigo viria buscar-nos, levar-nos ao deserto para ver o sol nascer, mostrar-nos um pouco da zona, e trazer-nos de volta ao hotel a tempo de tomar um pequeno almoço reforçado para compensar o desastre do jantar. 
O resto do dia  seria para dormir e aproveitar a piscina do hotel.

Fomos dormir um pouco...

Sem comentários: