terça-feira, 12 de julho de 2011

Bolonha - Cidade Universitária


Sábado foi dia de as maxis descansarem e de nós irmos conhecer Bolonha, fazendo a viagem de autocarro e de comboio.

Bolonha é uma cidade de estudantes, e as diversas faculdades sucedem-se umas a seguir ás outras, com algumas residências de estudantes, e centenas de anúncios de quartos e apartamentos para alugar a estudantes.




Como em quase todas as cidades Italianas as construções são antigas, e pouco altas,

 

mas em contrapartida é possível encontrar ainda algumas das muitas torres que na antiguidade se construíam em verdadeiras demonstrações exibicionistas de riqueza.

Cada família tentava construir a sua torre, mais alta que a do vizinho, demonstrando assim ter mais posses que o próximo!


 
A grande maioria sucumbiu ás guerras e aos terramotos, mas ainda se encontram algumas de pé, e nós subimos á mais alta! Mais de 400 degraus, e mais de 90 metros de altura. Ao lado desta, encontra-se uma outra mais baixa, mas muito inclinada – quase tanto quanto a torre de Piza!





Valeu a pena a subia para apreciar as vistas, e lá de cima deu para confirmar que edifícios modernos não existem,… ou melhor, consegui ver um!




Mesmo nas construções mais recentes, mantêm-se o estilo e a volumetria, e é difícil distinguir os edifícios mais recentes.

De manhã andámos também a deambular pelo mercado onde se vende de tudo.

Sem comentários: